Você sabe como controlar a ansiedade por comida?

by BlogSaudeR on / Saúde

Muitas vezes, um dos principais armadilhas que encontramos ao entrar em uma dieta, é a ansiedade e a insônia que se sofre por querer comer alguns alimentos muito saboroso, mas que, no entanto, possuem um alto conteúdo calórico.


O sucesso de um regime de emagrecimento costuma estribar precisamente nesta questão, em como conseguir controlar essa ansiedade que às vezes sofremos, e que nos leva a atacar a geladeira a qualquer hora do dia ou da noite. Contamos-lhe alguns truques simples para que mantenhas a calma esses desejos irrefrenables, e para que consiga alcançar o seu peso ideal no menor tempo possível.


Estes são os melhores truques para controlar a ansiedade de comer


A ansiedade por comida ou amaxofobia é um vício que se pode manter se aprendemos a aplicar algumas técnicas de auto-controle:


1. Aprenda a adaptar as suas refeições ao gasto de energia


Cada refeição deve ser programada para que cubra todas as necessidades energéticas que se colocam ao longo do dia. Neste sentido, é razoável que a maior quantidade de calorias ingieran a primeira hora do dia ou, quanto muito, na hora do almoço. Os lanches e jantares, portanto, devem ser muito mais leves, já que a esta hora do dia, o gasto energético que ocorre em nosso organismo é infinitamente menor.



2. Reserve um momento do dia apropriado para se comer, e não o faça enquanto realiza outras atividades


Está comprovado que as pessoas que comem ou picotean enquanto realizam outras atividades como, por exemplo, assistir tv, trabalhar em frente ao computador, cozinhar, ou fazer a sua roupa, consome muito mais calorias do que as que se concentrar única e exclusivamente na atividade de comer, propriamente dita. Portanto, é recomendado que a hora do almoço, do almoço ou do jantar, se converta em um verdadeiro ritual e que centraliza toda a sua atenção nesse momento. As distrações devem evitar que cometamos excessos.


Receitas saudáveis, ricos em proteínas


3. O sonho, o melhor aliado


Os especialistas em psicologia recomendam dormir e descansar corretamente para evitar qualquer tipo de excesso, também os que são produzidos com a alimentação. As pessoas que dormem pouco são mais altos os níveis do hormônio grelina, e, portanto, têm mais a sensação de apetite. Por isso, é muito importante que evitemos que a ingestão de cafeína ao longo do dia, para que quando chegar a hora de dormir, descansemos todas as horas necessárias.


Kamil Macniak || Shutterstock


Como manter o controle contra a ansiedade por comida


Existem muitas técnicas para nos ajudar a manter a ansiedade pela comida e concentrar-se, portanto, em nosso objetivo de perder peso. Um dos conselhos que facilitam os especialistas é, beber a maior quantidade de líquidos que nos seja possível ao longo do dia, principalmente água e chás de ervas. Ao beber líquidos entre as refeições, conseguiremos enganar o estômago e chegar muito mais satisfeitos a cada uma das refeições.


bebidas orgânicos que são


Além disso, os alimentos ricos em fibras também são ideais para controlar o apetite desenfreado, já que a fibra é muito mais saciante que as gorduras ou açúcares. Também os alimentos que contêm triptofano (um aminoácido essencial) são muito úteis na hora de converter os processos metabólicos do organismo em serotonina, um dos hormônios que produzem a felicidade e a satisfação. Neste sentido, as bananas, as carnes baixas em gordura, os ovos ou peixe, são alimentos com alto teor de triptofano.


Também foi descoberto recentemente que o magnésio é um suplemento ideal para manter controlada a ansiedade e acalmar o nervosismo. Os especialistas em nutrição recomendam a ingestão de magnésio através de alimentos como legumes, nozes, vegetais de folha verde ou cereais integrais.

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