10 Razões Por Que Cada Casa Deve Ter O Óleo De Rícino

by BlogSaudeR on / Saúde

O óleo de rícino, desde a antiguidade tem sido utilizado com fins medicinais, isso, por suas grandes propriedades, por isso, há mais de uma razão para tê-lo em casa. Descubra o porque.


O óleo de rícino é derivado das sementes das plantas que crescem em terrenos baldios, principalmente, planta silvestre, que se encontra em regiões tropicais. Mas, também pode ser cultivada como planta no jardim ornamental em climas mais frios, convertendo-a em uma planta já comercializada.


O óleo de rícino já existiu há muito tempo, e tem sido usado com fins medicinais em terras africanas, subcontinente indiano e o mediterrâneo. Este tipo de óleo tem uma característica especial, é um dos primeiros óleos vegetais, usados com fins industriais.


Isso, por sua elevada viscosidade e a propriedade de lubrificação, dentro das indústrias, onde se tem usado foi o automotivo, e, provavelmente, cria-se que esta é a principal razão por que se usa.


Mas, não é assim, há muitas razões, devido aos benefícios que traz, pelas quais deve ser um óleo que não deve faltar em casa.


óleo de rícino


10 Razões por que cada casa deve ter um óleo de rícino:


1.- Um laxante seguro:


Não é um segredo, que este tipo de óleo tem efeitos laxantes, pode haver certos antecedentes de empresas, sobretudo farmacêuticas que possam alertar sobre o perigo de ingerir óleo de rícino por seu efeito laxante.


No entanto, a verdade é que não só é seguro, mas que, além disso, mesmo os pequenos podem fazer uso deste óleo no caso de apresentar problemas para evacuar.


A semente de mamona, proveniente da planta contém uma toxina conhecida como oito e que tem um efeito muito poderoso, mas é desactivado durante o processo de extração do óleo. E houve mortes, devido à ingestão de este, mas isto se dava quando tinha alimentações forçadas devido a problemas políticos, etc.


Principalmente, se dava a morte devido à desidratação e não porque fora devido a uma substância tóxica.


Como usar o óleo de mamona como laxante?


Pois, bem, se utilizado com este fim, as doses podem variar, geralmente para adultos, aconselha-se consumir de uma a duas colheres de sopa e, no caso de crianças de uma a duas colheres de chá (2 a 12 anos de idade).


As crianças menores de dois anos não devem ingerir mais de uma colher de chá, e, além disso, é aconselhável perguntar ao pediatra sobre o uso deste remédio natural. Pode-Se misturar com suco de laranja, para tornar mais agradável o sabor ao paladar.


A ação do óleo no organismo, comparando-se com outros laxantes que têm seu efeito no cólon, este atua no intestino delgado, o que se pode esperar de uma boa drenagem e limpeza dos intestinos depois de duas a cinco horas de tomar o óleo.


2.- Para o alívio de dores articulares:


Quem não sofreu alguma vez de algum desconforto articular? E geralmente, se você deseja ter algo em casa que ajude o alívio imediato de estas dores. Por isso, uma boa razão para ter óleo de rícino em casa é que será útil para isso.


Este óleo tem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, isto, por seu conteúdo de ácido ricinoleico, que constitui quase um 90% de sua composição. E o efeito que tem no organismo é devido a que tem ação descongestionante sobre o sistema linfático.


A congestão dos vasos linfáticos e o acúmulo de resíduos tóxicos no mesmo, pode-se dever a várias razões, mas isso causa geralmente, o desenvolvimento de várias doenças auto-imunes, dentre as quais se destaca a artrite.


Você pode usar esse óleo dando leves massagens circulares sobre a área afetada.


3.- Promove o crescimento do cabelo:


Sem dúvida, pode ser pouco convencional, o uso deste tipo de óleo com este fim, já que há uma grande quantidade de remédios naturais para poder promover o crescimento do cabelo, que podem ser eficazes, mas este é outro dos que você deve considerar.


Já que melhora a circulação, por isso, recomenda-se utilizar e aplicar desde o couro cabeludo para poder promover o crescimento do cabelo.


Como usar o óleo de mamona para o crescimento do cabelo?


Bem, tudo o que você precisa fazer é aquecer um pouco de óleo, não muito, deixar arrefecer um pouco, até que se pode aplicar, dando leves massagens, começa a aplicá-lo desde o couro cabeludo.


Repete isso, a cada noite, durante duas semanas, e você verá os resultados efetivos. Além disso, outra forma que você pode usá-lo é que se você tem sobrancelhas esparsas, você também pode aplicar um pouco nesta área para o crescimento das mesmas. Basta aplicá-lo com cuidado onde se exige que cresçam com um cotonete de algodão.


Tem sido sugerido ser usado mesmo em casos de alopecia, por suas propriedades anti-inflamatórias que podem combater este problema auto-imune.


4.- Para tratar infecções por fungos:


Sem dúvida, uma boa razão para ter óleo de rícino em casa, já que em algum ponto enfrentamos problemas com fungos. Por isso, tenha óleo em casa. Já que tem uma propriedade fungicida, graças ao seu conteúdo de ácido undecilénico, produto da degradação do ácido ricinoleico.


Este tipo de óleo pode ser usado para tratar problemas de fungos comuns, como a coceira, comichão de jock, pé-de-atleta. Sugere-Se que a sua eficácia é igual à de um fármaco, que geralmente são usados para combater os fungos.


Mas, ao usar este óleo, você tem a garantia de usar algo livre de agentes químicos.


Como usá-lo para combater os fungos?


Deve-Se aquecer um pouco de óleo de mamona e esperar que esteja quente ao toque, e deve-se aplicar na área afetada e deixe agir a noite toda. Você pode repetir isso por uma semana.


5.- Para melhorar a cor do cabelo:


Por estranho que pareça, usar este óleo pode ajudar a manter a cor do seu cabelo, e fazer com que ele fique bonito, obtendo um melhor cor. Permite que o cabelo se mantenha humectado.


Como usar?


Você deve lavar o seu cabelo como de costume, você deve aquecer um pouco o azeite, pode molhar seus dedos e começar a aplicar no cabelo, tentando cobrir todas as vertentes possíveis. Se você tem o cabelo longo, só deve dividi-lo em seções para cobrir bem todo o cabelo.


óleo de rícino-razões para tê-lo em casa-benefícios


6.- Para hidratar a pele:


Outra das razões por que você deve ter óleo de rícino em casa, é porque é um produto natural que mantém saudável à sua pele, porque a mantém hidratada. E se o seu caso é uma pele seca, este óleo é adequado para combater isso.


Este óleo é caracterizado por ser muito viscoso que é uma ideia para ser usado, já que penetra perfeitamente os tecidos da pele, nutrindo-a. Provavelmente muitos produtos como cremes hidratantes contêm o óleo, no entanto, você pode economizar um pouco e aplicá-lo de maneira direta na pele.


Como aplicar o óleo sobre a pele?


Pode ser um pouco pegajosa e difícil de aplicar este óleo, já que é espesso, mas, pode-se aplicar com cuidado uma camada fina, para facilitar a absorção dele na pele. Lembra-se de uma camada fina e uniforme. Algumas vezes sugere-se usar em conjunto com o óleo de coco, para poder facilitar a sua aplicação.


7.- Para conciliar melhor o sono:


Por razões ainda não explicadas, este tipo de óleo, pode ajudar a dormir melhor. Um dos problemas que cada vez se torna mais comum. Por que ter uma alternativa natural pode ser uma boa maneira de deixar de consumir outros produtos que podem colocar em risco a saúde.


Lembre-se que a melhor forma de obter um descanso efectivo, é dormir de 6 a 8 horas ininterruptas, então, se você tem problemas para conciliar o sono, esta é uma ótima opção, e você vai notar uma melhoria.


Como usar?


É muito fácil usar este óleo para este fim, basta aplicar um pouco de óleo em seu cabelo, ou aplicar um pouco ao redor dos olhos, e, pouco a pouco, você vai notar que o teu sono será melhor.


8.- Para combater problemas de pele:


Uma razão que, sem dúvida, fará com que tenha sempre o óleo de rícino em casa, já que, é muito dinheiro, para poder tratar problemas de pele, como acne, verrugas, e outros, que, sem dúvida, podem ter muitas causas.


Geralmente, as verrugas, são o resultado de uma infecção viral, e o acne, é por excesso de produção de sebo pelas glândulas da pele, e este quadro pode-se complicar com infecções microbianas secundárias.


Utilitário para isto, é-lhe atribuída às suas propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias.


Como aplicar?


É muito simples, basta aplicar com um cotonete um pouco de azeite, e sobre a pele com verrugas, ou onde você tenha acne. Você pode usar de forma habitual e regular para poder combater qualquer problema.


9.- Como remédio para doenças de animais:


Outra das razões por que você deve sempre ter óleo de rícino em casa, é porque além de se beneficiar com tudo o que precede, também, aqueles que te agradecer por esta decisão serão seus animais de estimação.


Já que o óleo pode usar para aliviar as doenças ou lesões que tenham. Geralmente, a tendência de gatos ou cães, quando sofreram alguma ferida, é lamerlas, o que poderia faz com que os sintomas se agravem, podendo colocá-las em risco de infecção.


E se se aplica medicamento, pode haver risco para eles. Por isso, é seguro para ser usado e aplicado em pequenos cortes ou áreas infectadas. Além disso, o sabor não será agradável para fazer isso, por isso, não hesite em usá-lo.


Lembre-se que suas propriedades antimicrobianas, evitarão que suas feridas se infectem. Por isso é que é um produto útil e seguro para ser usado com seus animais de estimação.


10.- Para combater as cólicas dos bebês:


Se você tem crianças em casa ou não, de todos os modos, é uma alternativa muito boa que tenham óleo de rícino em casa ou que lhe passa com o conselho a uma amiga que o seu bebé esteja a sofrer de estas doenças tão comuns em bebês.


A maioria dos bebês passam por uma fase de choro incessante, e isso, pode ser devido a que tem cólicas, geralmente, acontece nos primeiros meses de vida do bebê. A razão pela qual se apresentam ainda é desconhecida, Mas alguns especialistas sugerem que podem dever-se à constipação intestinal, acúmulo de gás, espasmos musculares anormais, etc.


Qualquer que seja a razão por que o bebé tem cólicas, o óleo de rícino, por suas propriedades, ajuda no alívio dos sintomas, substituindo, assim, a ingestão de medicamentos orais que podem não ser de ajuda.


Como usar o óleo de rícino?


Pois bem, deve ficar muito claro, que em nenhum momento o bebê vai ingerir, apenas será usado de forma tópica. Aplicando-se na zona abdominal, com uma massagem suave e esfregando suavemente.


Estes efeitos positivos do alívio de cólicas com o uso desse óleo, é-lhe atribuída às suas propriedades analgésicas, entre outras, o que, sem dúvida, ajuda a criança a relaxar, e ainda concilia melhor o sono, depois de haver sido aplicado o óleo.


Como foi visto, não faltam razões para que agora mesmo consideremos ter óleo de rícino em casa, já que, como você viu, é um produto de origem natural, muito versátil, que por seus benefícios e propriedades, podem ajudar no alívio de doenças, mal-estares.


Onde comprar óleo de rícino?


Se você quiser experimentar alguns dos benefícios deste óleo, aconselha-se a que você compra um azeite 100% puro, de boa qualidade, e evita comprar imitações ou produtos que contenham outros agentes que não derivem da mamona.


Geralmente, este produto, você pode começar de forma muito fácil na Amazon, os preços podem variar dependendo do país em que se encontre.


Mas, você também tem outra opção, consulte a sua farmácia natural, ou local mais próximo, onde você pode adquirir este tipo de produtos.


O que você deve saber do rícino:


Assim como foi aconselhado, que este óleo deve estar em casa, por muitas razões que já vimos, também é muito importante que você saiba como usá-lo, tomando todas as precauções possíveis, evitando assim que os seus efeitos sejam contrários aos esperados.


Por isso, aqui, algumas dicas:



  • É importante que se você quiser usar o óleo de rícino ingerido ou usado de forma tópica, realizar uma avaliação prévia, com a aplicação de uma pequena quantidade de óleo em sua pele, isso, para verificar se há reações alérgicas. Já que, lembre-se que nem todos os organismo pode responder de forma favorável a todos os componentes deste óleo, ou de qualquer outro produto, ainda que sejam de origem natural.

  • É necessário que você leia de forma muito cuidadosa rótulo e instruções que contenha o óleo quando o tiveres, antes de começar a usá-lo, uso o correto dispositivo de medição quando você ingerir, evite usar colheres de cozinha, além disso, se você tem dúvidas, pode perguntar a um especialista ou seu médico

  • As mulheres grávidas não devem ingerir o óleo de rícino, já que este se caracteriza por sua capacidade de causar fortes contrações pélvicas, que podem provocar o nascimento prematuro ou em alguns casos até induzir um aborto. Por isso, deve-se ter cuidado, isso, a menos que o médico indique o contrário.

  • Ao ingerir o óleo de mamona, pode dar origem a alguns problemas ou efeitos colaterais, como cólicas, diarreia, tonturas, desmaios, náuseas, erupção cutânea, sensação de aperto na garganta, dificuldade para respirar, dor no peito, etc., o que também é conhecido como overdose, que pode resultar em uma extrema desidratação. Que complicándose pode ser mortal.

Além disso, pessoas que sofrem ou que têm problemas gastrointestinais, úlceras pépticas, problemas de sangramento, devem evitar ingerir o óleo de rícino.


Aconselha-Se consultar com o médico diante de qualquer suspeita de envenenamento ou intoxicação. E suspender de imediato a ingestão do óleo se apresenta algum ou alguns sintomas que podem colocar em risco a saúde do organismo.


Mantenha afastado o óleo de crianças, almacénalo em um lugar fresco e seguro.


Conclusão:


O óleo de mamona é um produto natural, que tem muitas propriedades e benefícios. Uma opção para o alívio de várias doenças, bem como diversos usos, que data desde os tempos antigos.


Esse óleo, ele pode ser usado de várias formas, tanto ingerido como aplicado de forma tópica, a mais segura, é claro, é a tópica, se ingerido deve-se tomar cuidado com as doses utilizadas, para evitar efeitos secundários, ou overdose.


Entre suas principais vantagens, destaca-se a suas propriedades analgésicas, antimicrobianas, antifúngicas, pelo que não deve esquecer-se de tê-lo em casa, porque, em certo momento, você pode enfrentar qualquer problema de fungos, ou dores articulares, etc.


Outra vantagem do azeite é que ele tem também alguns usos estéticos, já que se você tem problemas de pele, você pode usá-lo como uma alternativa para melhorar o estado de sua pele, e sim também quer que cresça o seu cabelo, pois esta opção de uso.


Cada membro da família pode se beneficiar tendo óleo de rícino em casa.

BlogSaudeR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *