10 Sinais De Alerta Que Seu Corpo Lhe Falta Água

by BlogSaudeR on / Saúde

A água é um líquido vital para o bom funcionamento do organismo. Nosso corpo tem 2/3 partes de água, o que a falta desta, pode trazer alterações como: boca seca, desidratação, dores de cabeça, etc.


Beber água diariamente é fundamental, as células, órgãos e tecidos do corpo precisam deste líquido vital. Leva em conta isso, uma pessoa pode sobreviver como máximo 72 horas sem ela.


Não perca este artigo, e saiba quais são os sinais de alarme, em que seu corpo lhe avisará que lhe falta água.


Sinais de alarme de que o seu corpo lhe falta água


Antes de mais nada, lembre-se que os benefícios de beber água diariamente:



  • Melhora e ajuda a ter uma boa digestão

  • Mantém um ótimo equilíbrio de fluidos

  • Regula e mantém a temperatura corporal

  • Proeje os tecidos, órgãos, medula espinhal, as articulações

  • Controla a ingestão de calorias

  • Elimina resíduos do organismo, assim como as toxinas

  • Mantém a pele hidratada e saudável

Entre outros benefícios que, sem dúvida, curte, se você ingere diariamente este líquido vital.


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Mas, o Que acontece se você não consumir a quantidade suficiente de água?


As conseqüências disso, serão refletidas no funcionamento de seu organismo, conhece e identifica os sinais de alarme quando o seu corpo lhe falte água:


1.- Tonturas e dores de cabeça:


Por falta de água, os primeiros sintomas, que se apresenta e que é um sinal de alarme, é a desidratação, e começa com dores de cabeça e tonturas. Já que o líquido que rodeia o cérebro serve como uma proteção, em caso de batidas leves.


Se diminui o fluxo de oxigênio e sangue no cérebro, o que desencadeia em seu corpo, irritação, dores de cabeça, tonturas, etc.


Alguns estudos observacionais indicam que a privação de água, pode alterar a concentração, e fazer vulnerável ao organismo a sofrer de dores de cabeça, enxaquecas e que na maioria desses casos, a beber um copo de água pode ser eficaz para combater a desidratação ou aumentar a ingestão de água para evitar.


2. Falta de concentração:


Além disso, as dores de cabeça que você pode experimentar por falta de água, por desidratação. Isso também afeta a função do cérebro, uma vez que lembra que o cérebro humano é quase 90% de água.


O que faltar, tem um impacto negativo, podendo comprometer a memória, a concentração, etc., pessoalmente, tenho experimentado estes sintomas quando não bebo água durante o dia, e isso, especialmente em épocas de calor.


Alguns estudos realizados no British Journal of Nutrition (2011) revelou que a desidratação, além dos sintomas mencionados, pode levar a conduzir a mudanças de humor.


sinais de alarme de que o seu corpo lhe falta água-falta de concentração


3. Problemas digestivos e prisão de ventre:


A falta de água, pode desencadear problemas na digestão, já que as células e os tecidos não recebem esse líquido vital. Além disso, uma adequada ingestão de água, ajuda a manter livre o trato gastrointestinal.


Além disso, a água ajuda a manter os movimentos do intestino, evitando a prisão de ventre. Que é um dos sintomas mais comuns que você pode experimentar devido à desidratação. Além disso, também pode haver diarreia e vômitos, até mesmo refluxo e indigestão.


Estudos publicados no European Journal of Clinical Nutrition (2003) revelou que uma hidratação adequada é a chave para manter uma boa saúde digestiva e prevenir a prisão de ventre.


4. Consumo de mais alimentos:


Muitas vezes, o que pode confundir com um leve desejo de algo, pode ser uma necessidade de hidratar o seu corpo. Porque pode ser que seu cérebro envie sinais em seu cérebro, e a tua pense que você está com fome. Quando na realidade o que se está experimentando seja sede.


Outra razão que pode confundirte de que você está com fome, é que por causa da falta de água e eletrólitos, seu corpo experimenta ansiedade. O que você pode fazer beber um copo de água ou de uma bebida esportiva. Ou acrescente um pouco de suco de limão e uma pitada de sal à água.


5. Reduz a necessidade de urinar:


Outra das alarmes de que o seu corpo lhe falta água, é que se reduz a necessidade de urinar, além da mudança de cor da urina. Se em poucas horas, não sente a necessidade de ir ao banheiro, pode ser que você esteja experimentando sinais de desidratação.


Um claro sinal de uma boa hidratação, é que a cor da urina é claro, quanto mais escuro for este, será um indicador de uma desidratação. Além disso, os níveis de toxinas acumulados no organismo, podem aumentar.


Além disso, lembre-se do que o normal, é que se urinar de 4 a 7 vezes por dia. Isso, quando há uma ingestão adequada de água.


6. Fadiga:


Sem dúvida, este é um sinal de alarme que possa estar experimentando e o melhor, não conhece a causa, e pode ser que seja por falta de água em seu corpo. A desidratação também se faz sentir muita fadiga.


Já que, à medida que o seu cérebro de falta de água, isso faz com que a pressão arterial se abaixe, e tenha um suprimento inadequado de oxigênio, o que leva a que o teu corpo tenha sonolência, fadiga, e a experimentar uma sensação de letargia (sonolência profunda e cansaço).


Sem dúvida, é necessário prestar muita atenção, e observar se este é um dos sintomas que você está apresentando, pois, só pode ser um dos que junto com outros alarmen ao corpo que lhe faz falta uma boa hidratação.


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7. Dor nas articulações e músculos:


Além disso, o que já foi mencionado, pode haver também dor nos músculos e articulações, já que estes são compostos em 80% de água, pelo que, ao lhes falte este líquido vital, pode aumentar o atrito entre os ossos, o que leva à dor.


Quando o corpo está bem hidratado, as articulações podem lidar perfeitamente bem os movimentos, embora estes sejam duros, mas se você pratica um esporte, ou se corre, pula, etc., o risco de dor será menor se estão bem hidratados ossos e articulações.


Além disso, a deficiência de água, pode levar a espasmos musculares e cãibras.


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8. Secura na pele e nos lábios:


Provavelmente, é algo que notes, por mudanças de climas ou estações do ano, mas isso também pode ser um sinal de alarme de que o seu corpo lhe falta água. A pele seca é outro sintoma da desidratação, já que esta, perde a elasticidade.


A pele é o maior órgão do corpo, por isso precisa de uma boa hidratação para se manter saudável. Além disso, baixos níveis de água, causam menos transpiração, o que impede o corpo a correcta eliminação de toxinas, impurezas e sujeira.


A pele pode ser propensa a sofrer de acne. Devido à desidratação, além disso, eczema ou psoríase. Bebendo as quantidades adequadas de água por dia, seu corpo não só vai ficar bom, mas que estará saudável.pele-seca


9. Aceleração do ritmo cardíaco:


A correta ou má hidratação afeta o ritmo cardíaco e o desempenho do coração. Já que a desidratação faz com que o sangue seja mais viscose recudiendo o volume plasmático. Afetando assim a circulação sanguínea.


O que aumenta o ritmo cardíaco de seu organismo. Além disso, por causa da desidratação há alterações nos níveis de eletrólitos do organismo. Fazendo com que as palpitações sejam mais rápidas devido a um excesso de pressão do corpo. Fazendo que seja um episódio assustador de experimentar, causando ansiedade e pânico.


Quando ocorrer isso, se você pode beber pouco a pouco goles de água. Buscando minimizar esse sintoma.


10. Risco de cálculos renais:


Devido à má hidratação do seu corpo, pode haver uma alteração no funcionamento dos rins. Fazendo vulnerável a sofrer esses cálculos renais , que são massas de pedra, como que podem se desenvolver em um ou ambos os rins.


Geralmente, estes cálculos podem passar pela urina despercebidos, sem dor, mas, a pedra pode bloquear parte do sistema urinário, se isso acontece, é conhecida como cólica renal, causa dor severa no abdômen, virilha e até infecções.


Para evitar isso, você tem que beber bastante água, para evitar a desidratação, assim a urina estará bem diluída e evitar que os produtos metabólicos, toxinas, etc., está acumulando nestes órgãos.


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Como evitar a desidratação?


Sem dúvida, os sinais de alarme já mencionados, são um alerta que pode significar a evitar vários sintomas e conseqüências graves como a desidratação, a água como líquido vital, deve ser ingerido a cada dia.


A quantidade de água pode variar, dependendo do clima, atividade física que você faça, etc. mas, em geral, devem-se beber no mínimo oito copos de água ou dois litros por dia.


Autoridade Europeia de Segurança Alimentar (EFSA), é um organismo que, atualmente, está revisando as ingestões recomendadas existentes, de substâncias essenciais e vitais, com efeitos fisiológicos, incluindo, claro, a água. Já que este nutrientes é essencial para a vida. E cresceram algumas controvérsias sobre a quantidade específica ideal para comer cada dia.


Lembre-se que a falta desta. Pode ter várias consequências em seu corpo, colocando em risco a sua saúde.


Pode começar o seu dia bebendo água, além disso, se você é difícil lembrar de beber água, compra um lindo pote para levar para todos os lados, você também pode adicionar algumas gotas de limão se você é difícil beber água.


Bebidas como o álcool, cafeína, bebidas energéticas, etc., podem provocar desidratação.


Se os sintomas se agravarem ou se agravam, você pode consultar com seu médico.

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